quarta-feira, 30 de maio de 2012

... sacolinha plástica


Aqui em São Paulo uma das principais discussões do momento são as benditas sacolinhas plásticas nos supermercados. Eu sou totalmente a favor de retirar de circulação um produto que agride o meio ambiente, mas o problema é que só a população está perdendo nessa. Vejamos cada ponto:

A lei diz que o supermercado deve fornecer uma alternativa gratuita para o consumidor levar suas compras para casa. Isso não acontece, fazendo com que nós tenhamos que comprar sacolas reutilizáveis e dar ainda mais lucro aos estabelecimentos. Se eles estão preocupados com o mundo, porque não fornecem sacolas biodegradáveis de graça?

Outro ponto é o valor dos produtos. Quando os mercados forneciam as sacolinhas, o valor das mesmas estava embutido no preço de todos os produtos. Com o fim das sacolinhas, houve queda nos preços? Claro que não!

Uma alternativa que um amigo comentou um dia desses foi a seguinte. Caso eu vá utilizar sacolinhas, o valor da compra se mantém. Se eu não usar, ganho um desconto de X%, que é justamente o custo da sacolinha embutido nos preços.

As sacolinhas têm que acabar? Sim! Mas de um jeito pensado e estruturado, não na canetada, de qualquer maneira e prejudicando nós pobres consumidores...

2 comentários:

  1. Esse negocio de sacolinha não passa de um golpe para vender sacos de lixo.Um ex é minha casa.... nunca havia comprado saco de lixo, usava as sacolinhas de mercado. E esse papo de que as sacolinhas biodegradável são ecologicamente corretas... papo furado já foi provado que elas demoram mais pra se decompor do que a sacolinha comum.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Verdade absoluta. E como sempre, quem perde é a gente...

    ResponderExcluir