quinta-feira, 31 de maio de 2012

... patriotismo

Eu sou um daqueles caras que não mede patriotismo e não aceito ser medido por torcer para que representantes do Brasil vençam em esportes, artes ou quaisquer disputas internacionais. Patriotismo pra mim é defender o meu país, o que acredito que faço diariamente, apesar de não me empolgar pela seleção brasileira de futebol, não ficar feliz com o fato de sediarmos a próxima Copa do Mundo ou torcer para que a música do Carlinhos Brown ganhe o Oscar.


Ser patriota, a meu ver, é lutar para que o lugar onde nasci e vivo, no caso o Brasil, seja bom para todos. É dar lugar para que idosos e pessoas com restrição de mobilidade se sentem em transportes coletivos; é dar passagem para quem quer subir a escada rolante pela esquerda; é respeitar as regras de trânsito e exigir que os outros a respeitem; é ficar atento com o que é feito pelos políticos que elegi; é não comprar produtos piratas; é não sonegar o imposto de renda; enfim, é fazer as coisas direito e exigir que todos também o façam.


Não sei se estou certo ou se estou errado, mas acredito, verdadeiramente, que desta forma colaboro para ter um país melhor, para todos. E, assim, sou patriota sim, mesmo se não torcer loucamente para o Felipe Massa vencer uma corrida de F1 ou se criticar os gastos insanos com Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.


E o principal. Agindo assim, eu durmo confortavelmente todas as noites.

2 comentários:

  1. Na real, se eu fosse escrever um texto com esse tema, eu escreveria o MESMO texto. Eu só escolheria outra foto, eu acho, mas a sua escolha foi perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nóis, Klaus! Bom saber que não sou o único a pensar assim! Abraços.

      Excluir